XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (CONAILPcsh)

A Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh) e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), universidade anfitriã, têm a satisfação em convidar a comunidade científica e a sociedade civil a participarem do XV Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB) e o IV Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa (CONAILPcsh) a serem realizados no período de 26 a 28 de setembro de 2023 no Campus da UniCV, na cidade de Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde, África.

O CONLAB tem uma história de mais de 30 anos, sendo um marco internacional nessa área de conhecimento. O CONAILPcsh, mais recente, é expressão da comunidade filiada à AILPcsh, fundada em 2011 durante o XI CONLAB realizado no Brasil, sendo a Associação uma aspiração histórica desde os primeiros CONLAB realizados. O historial dos Congressos encontra-se sintetizado em https://www.ailpcsh.org/historialde-congressos/

O tema central do XV CONLAB "Reinventando a Democracia num Mundo de Inseguranças: desafios para as Ciências Sociais e Humanas" traduz uma convergência temática de interesse acadêmico e relevância social nos países de língua portuguesa, bem como no mundo, em que ondas neoconservadoras, guerras e conflitos, entre outros, constituem-se como ameaças à democracia. Lutas e resistências têm sido experenciadas em diversos países em defesa do Estado Democrático de Direito.

Hoje, volvidos quase cinco décadas pós independências em países africanos, restauração da independência no Timor Leste, redemocratização na América Latina, a democracia parece estar em retrocesso em várias regiões do mundo. Este retrocesso assume formas variadas, que vão desde a vitória de governos de extrema direita, em eleições classificadas de justas, livres e transparentes, o regresso de poderes autocráticos, o recurso a constituições antidemocráticas, até ao assassinato de líderes progressistas, passando pela manipulação da opinião pública através dos mídias e redes sociais.

Com a crise da democracia tem vindo igualmente a aumentar a insegurança nas suas mais variadas formas (crise ecológica, migratória, guerras, insegurança alimentar). Estará o Mundo a adentrar na 3.ª onda reversa de democratização? Quais serão, por exemplo, as consequências das recentes guerras ocorridas nos anos 2000, no Médio Oriente, e a atuais guerras na Síria, Ucrânia, Etiópia, Nigéria, Sudão, Mali, Moçambique ou Omã)? Como se posicionarão as forças progressistas e democráticas em relação aos atuais governos e à ascensão de candidaturas extremistas que têm surgido ao redor do mundo?

Nestes congressos, o repto principal remete para a necessidade de repensar os nossos paradigmas e ferramentas de análise, identificar instrumentos que permitam resistir a estas intempéries e vencer os desafios associados às recorrentes situações de ataque à diversidade de formas de democracia existentes no globo. Como se posicionarão os cientistas sociais perante os conflitos violentos, a agressão constante à Natureza, a discriminação e desigualdades que marcam cada vez mais as sociedades contemporâneas?

Os grandes desafios contemporâneos em torno de temáticas como a saúde global e as pandemias; migrações internacionais; alterações climáticas e aquecimento global; lutas antirracistas, por justiça social e equidade, pela igualdade e equidade do género; impelem os/as cientistas sociais e das humanidades a imaginar novos caminhos e mundos possíveis; a pensar criticamente e a desenvolver contribuições robustas e inovadoras que construam horizontes de esperança e de mudança.

O tema central escolhido convoca várias disciplinas e múltiplos saberes: da sociologia e das relações internacionais à arquitetura, economia, história, ciência política, linguística e ciências da comunicação e da educação, estudos de género ou ambientais, para citar apenas alguns elementos. O diálogo e a colaboração interdisciplinares são fundamentais para pensar o passado, o presente e o futuro da humanidade.

Site dos Congressos: https://www.conlab2023.ailpcsh.org